Rodeios - Contra ou a Favor?
No dia
Concorrendo ainda com a hashtag #Palmeiras97Anos e outras, a hashtag #OdeioRodeio conseguiu ficar em primeiro lugar nos Assuntos do Momento por quase um dia inteiro!
O motivo? Um jovem bezerro, se não me engano, foi sacrificado numa festa de rodeio muito movimentada. Ele havia tido uma fratura nas costas, e precisaram recorrer a morte.
Depois disso, os defensores de animais ficaram extremamente bravos. Afinal, um animal morreu por diversão humana. No entanto, outra hashtag, de nome #AmoRodeio, que foi criada pelos amantes desse show, chegou aos Assuntos Do Momento do Brasil.
Claro que as opiniões ficaram muito divididas, e os defensores da prática usaram diversos argumentos: “vocês não gostam que usem animais no rodeio, mas comem carne”; “Isso é uma tradição, muitas pessoas ficarão desempregadas!”; etc.
Respostas, especialmente para mim (@danielaanimais), foram o que não faltou. O que direi a seguir é apenas minha opinião, e nada mais. Se alguém quiser protestar, pois ama rodeios, e acha que os animais não devem sair dessa prática, por favor, se retire do site. Aqui é uma local para amantes de animais, que os defendem e sabem que eles sofrem e tem sentimentos.
Acho o rodeio um show legal, mas nunca tive coragem de ir para ver pessoas montadas em animais que estão sofrendo. As condições de higiene não são boas, os animais não tem cuidados, não tem amor. Eles precisam disso para viver. Nos rodeios, são tratados como seres sem sentimentos, como objetos.
Rodeios acabarem? De forma alguma! Mas sei que será impossivel as pessoas que organizam os rodeios cuidarem deles, isso sem contar a falta de vontade, pois gastará muito dinheiro e esforço.
Mas o que tem que acabar são os shows com animais. A única diferença de rodeios para circos é que os palhaços dos rodeios usam fivela e cinto. De resto não muda. Os animais eram muito usados em circos, era quase uma tradição. Mas as coisas tem mudado ultimamente.
Além disso, pessoas no twitter chegaram a citar escravidão. Na época, era realmente uma tradição. Hoje, é considerado crime. Portanto, a desculpa de dizerem que é tradição não me convenceu, só me deixou mais irritada.
Depois vem a parte da carne. Matar animais para alimento não é uma coisa legal, mas é uma justificativa justa. A carne tem muitos nutrientes, e nem sempre outro alimento pode substituir. Se puder substituir, os casos de obesidade irão aumentar com tantas comidas que iremos comer para substituir!
E tem mais uma coisa: nós nos alimentamos de carne (isso sem contar os vegetárianos). É questão de matar para viver. Instinto. Não tem como discordar, sem contar que faz parte da nossa vida. Agora... Maltratar por diversão? Façam-me o favor, né?
Além disso, trabalhar com um show que tem maltrato aos animais é uma coisa horrivel. Portanto, os que trabalham nesses shows deviam se envergonhar (sem querer ofender, apenas dizendo a verdade a vocês).
Por isso, eu afirmo com todas palavras que não estamos lutando contra a música sertaneja. Não importa para nós se envolve música. Os escravos também criaram muitas músicas, certo? Mas nosso problema é com o show de animais. Continuem com bebidas, pegação, com o que quiserem! Mas dou a palavra para todos vocês de que a luta não acabou, vamos acabar com os rodeios!